Governo do Maranhão surpreende e anuncia distribuição de 2.000 motos e 30 mil capacetes gratuitos

Excelente notícia para os trabalhadores que utilizam motos como meio de transporte no estado do Maranhão. O governador Carlos Brandão revelou um grande pacote de benefícios que irá impactar a vida dos mototaxistas, entregadores e motociclistas de baixa renda. O programa Avança Maranhão tem como destaque a distribuição de 2.000 motos novas juntamente com equipamentos de segurança.

Acompanhe o site Garagem360 para mais informações!

Como funciona o programa de distribuição de motos gratuitas no estado do Maranhão?

O governo estadual está investindo significativamente para garantir a segurança e o sustento desses profissionais. O programa Avança Maranhão oferece:

  • 2.000 motos zero quilômetro: destinadas aos mototaxistas e motofretistas;
  • 30.000 capacetes: para aumentar a segurança nas vias;
  • 2.000 coletes de identificação: para profissionalizar a frota;
  • 1.000 mochilas específicas: focadas nos entregadores (motofretistas).

Confira também 5 motos econômicas a partir de R$ 10 mil que consomem pouco e têm bom desempenho

Como se inscrever no programa Avança Maranhão?

Não basta apenas se inscrever, é necessário passar por uma qualificação. O Detran-MA já disponibilizou um edital que oferece 6 mil vagas gratuitas em cursos de formação. Veja os requisitos para participar:

  • Para motociclistas de baixa renda: é obrigatório completar o curso de segurança no trânsito para receber o capacete gratuito.
  • Para profissionais (mototáxi/frete): é necessário realizar um curso de formação técnica especializada (requisito legal para exercer a profissão).

O diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, destaca a importância de unir “capacitação e geração de renda”, visando a redução de acidentes nas vias.

Onde o programa vai acontecer?

Nesta primeira fase, o programa priorizará as grandes cidades. A realização do edital e os sorteios iniciais (que contemplam 100 motos para os regularizados) abrangerão municípios com mais de 100 mil habitantes (total de 10 cidades) e cidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, onde 72 municípios receberão as atividades de capacitação.

De acordo com o governador Brandão, essa ação é uma “porta de entrada para o futuro”, assegurando que a motocicleta seja utilizada como uma ferramenta de trabalho segura e não apenas como meio de transporte.

Se você reside no Maranhão, é o momento de acessar o site do Detran-MA. Para os leitores de outros estados: você acredita que o seu governador deveria adotar essa iniciativa? Deixe sua opinião!

A matéria “Motos e capacetes de graça? Governo do MA anuncia entrega de 2.000 veículos e 30 mil kits” foi publicada originalmente no portal GARAGEM 360.