Uso do ar-condicionado não necessariamente aumenta o consumo de combustível

Com as mudanças climáticas, o ar-condicionado se torna um dos componentes mais utilizados dos carros: resfria nos dias quentes e mantém o interior do automóvel próximo à temperatura ambiente quanto o tempo esfria. Entretanto, para além do conforto, ele traz algumas consequências tanto para o veículo como para os condutores e passageiros. Mas em quais ocasiões? Essa e outras dúvidas comuns serão respondidas por especialistas de Juiz de Fora neste novo quadro do Meu Carro & Cia, espaço da Tribuna focado no setor automobilístico.

Um dos principais questionamentos envolvendo o ar-condicionado se refere ao gasto de combustível. Diferentemente do que a lógica leva boa parte das pessoas a acreditar, nem sempre ligar o ar gera um maior gasto. A Delta Fiat explica que o fato de o sistema ser acionado pelo motor do carro resulta em um maior consumo de energia. Logo, o consumo de combustível também é maior nesse caso.

Contudo, por outro lado, o uso do ar-condicionado em locais em que as velocidades dos veículos são mais altas – como em estradas, por exemplo – pode gerar um consumo menor, se comparado a dirigir com os vidros abertos, mais comum em contextos do dia a dia, como no interior de cidades. “Isso porque, com o vento entrando no carro, há um aumento no ‘arrasto aerodinâmico’. Por consequência, o consumo de combustível é superior nesse caso”, ressalta a concessionária.

Ar-condicionado precisa ser limpo

Outro ponto importante relacionado ao ar-condicionado é a sua limpeza, pois a falta dela pode levar a prejuízos para as pessoas de dentro do carro. “Se os filtros estiverem sujos ou com acúmulo de fungos e bactérias, isso pode causar até mesmo doenças respiratórias. Então é importante trocar periodicamente o filtro, além de higienizar sempre que possível”, enfatiza a Delta Fiat.

A concessionária encerra com uma recomendação: “só ligue o carro com o ar-condicionado desligado”. O motivo está relacionado ao sistema elétrico, que pode ficar sobrecarregado nessa situação. Em dias mais quentes, principalmente, o motor do automóvel já é mais exigido naturalmente, então a possibilidade de um problema elétrico é ainda maior.

Delta Fiat – Juiz de Fora
Endereço: Av. Brasil, 7345 – São Dimas

  • LEIA MAIS notícias sobre Meu Carro & Cia aqui

O post Ar-condicionado ligado nem sempre consome mais combustível apareceu primeiro em Tribuna de Minas.